sexta-feira, 11 de junho de 2010

Já pensou em comer comida Marroquina? Aqui no Brasil? Acredite, isso é possível e está acessível para todos. Na Vila Madalena, você encontra vários restaurantes com comidas típicas de diversos países, como Itália, Marrocos, México, entre outros. São opções que agradam à todos os gostos. Você pode visitar o bairro e se entreter com as opções de lazer e os serviços que o bairro oferece, mas com certeza não passará fome. Os restaurantes estão espalhados pelo bairro, porém há uma grande concentração
deles na Rua Fradique Coutinho.





Que tal aquele papo descontraído com amigos em um dos pontos de encontro mais visitado do bairro ao embalo de um delicioso café? A vila conta com cafés, como o Café pequeno, onde os ambientes são confortáveis e te proporcionam momentos agradáveis com um sabor inconfundivel que agrada o paladar de qualquer brasileiro.




Só de falar, já dá pra imaginar não é verdade? Não perca tempo! Visite o bairro e desfrute do melhor!

OCA TUPINIQUIM

Bom gosto e originalidade para a sua festa.


Um centro cultural só para crianças, onde os personagens da Disney são substituídos por aqueles do folclore popular, como o Saci e o Curupira.

A OCA TUPINIQUIM é um espaço para festas e eventos em geral. Localizada na Vila Madalena - Rua Fradique Coutinho, 1379, ocupa uma área de cerca de 500m2. É rodeada por palmeiras e abriga com conforto até 240 pessoas em seus vários ambientes. Inaugurada em junho de 2007, oferece propostas de festas completas. O bufê é decorado com bonecos de personagens do folclore nacional, como a cuca e o saci. No local, há salão de teatro com fantasias para os pequenos, quarto de brinquedos e livros, um labirinto e estrutura para arvorismo e tirolesa. O mais legal fica por conta das atividades propostas pelos monitores - são brincadeiras de rua pesquisadas em cidades do interior de São Paulo

A trilha sonora e o cardápio também fogem do tradicional, reproduzindo vozes da MPB como Toquinho, Vinicius de Moraes e Adriana Calcanhoto. Para petiscar são servidos sucos naturais, cocada tapioca, cuscuz de camarão, caldinho de feijão... A proposta parece que foi bem aceita pelos pais que afirmam que a diversidade faz a diferença.

Além de ter cozinha própria, a OCA TUPINIQUIM pode trabalhar em parceria com outros bufês. A marca e peças gráficas são criação de Guto Lacaz.

Um espaço ao mesmo tempo moderno e tupiniquim.

Área total: 500 m²
Capacidade total: 230 pessoas
Capacidade por ambiente
Salão: 60 pessoas sentadas
Pista: 70 pessoas
Bar: 40 pessoas sentadas
Mezanino: 20 pessoas sentadas.

Angela Soares e Mariana Ramos são empresárias e donas do Bufê infantil.

Nós da FOCO PUBLICIDADE entrevistamos a Sra. Ângela Soares que afirma "Alcançamos os pais preocupados em oferecer uma diversão adequada para as crianças e uma festa divertida para seus convidados, composta ainda de boa música e boa comida."

FOCO - Como nasceu Oca Tupiniquim e quantos anos a casa tem de funcionamento?
Ângela Soares - A Oca Tupiniquim é filha segunda da empresa Casa Tupiniquim, que atua no mercado de festas há 10 anos. A Casa Tupiniquim realiza festas infantis e pauta a sua atuação na valorização da cultura brasileira e do brincar entre as crianças. A Oca nasceu da idéia de levarmos esse conceito tupiniquim para festas de adolescentes e adultos. Como é um espaço muito bonito, acabou atraindo todo tipo de evento, de festas adolescentes a eventos corporativos e casamentos.

FOCO - Porque o nome Oca Tupiniquim?
Ângela Soares - A idéia é reafirmar a cultura brasileira, presente no cardápio que apresentamos nas festas.

FOCO - A Oca Tupiniquim relata que para festas especiais e eventos corporativos, elabora uma proposta para cada ocasião, com base em cardápio próprio, que valoriza a culinária brasileira. Nós gostaríamos de saber como é feita essa elaboração e qual é o custo médio de um evento.
Ângela Soares - Temos um cardápio extenso de entradas, saladas, pratos principais e doces, e isso possibilita a composição do cardápio de acordo com a proposta da festa. É difícil estabelecer um custo médio, já que fazemos eventos que podem ter de 30 a 250 pessoas. Pode ainda ser um jantar, ou uma festa para dançar.

FOCO - Você entrou em sociedade com Mariana Ramos, e são atualmente sócias do espaço. Essa união nasceu por qual motivo?
Ângela Soares - Nasceu há 10 anos, quando abrimos a Casa Tupiniquim. Nosso encontro se deu na escola de nossas filhas e na busca por alternativas a espaços diferenciados para comemorar o aniversário das crianças de forma divertida para os pequenos e agradável para os pais.

FOCO - Famosa por suas festas infantis com temas do nosso folclore, a Casa Tupiniquim é baseada no folclore nacional?
Ângela Soares - Sim. Trabalhamos com temas da cultura brasileira, como Saci, bichos da Mata, as lendas do Boto, da Iara, da Mula-sem-cabeça, do Curupira, entre outros. Mas também encampamos temas como planetas, fadas e flores, dinossauros, esportes radicais, turma da Mônica e de histórias como D. Baratinha e Sr João Ratão e Festa no Céu.

FOCO - Qual a característica do público alvo da casa?
Ângela Soares - Na Casa Tupiniquim, nossos grandes divulgadores são as crianças, que se divertem e brincam muito nas festas. Alcançamos os pais preocupados em oferecer uma diversão adequada para as crianças e uma festa divertida para seus convidados, composta ainda de boa música e boa comida.Na Oca nosso público é variado, mas, no geral, atingimos pessoas que procuram originalidade, com muito bom gosto, para sua festa.

FOCO - Qual a capacidade física da casa?
Ângela Soares - Na Casa Tupiniquim atendemos até 150 em festas. Na Oca Tupiniquim, nossa capacidade é de 250 pessoas.

FOCO - Em média, quantos eventos a casa faz por semana?
Ângela Soares - Na Casa Tupiniquim temos uma média de 25 festas por mês. Mas já tivemos meses com 35 festas. Na Oca trabalhamos com eventos maiores e temos, em média, 8 eventos por mês. A exceção fica para o final do ano, quando então realizamos muitas festas de confraternização de empresas. Por isso, junto com aniversários e casamentos, chegamos a realizar mais de 30 eventos nesse período na Oca.

FOCO - Qual o evento mais inusitado a casa já promoveu?
Ângela Soares - Nenhum, em especial. Já tivemos a casa adaptada para um boteco, já tivemos cerimônias de casamento e até valsa de 15 anos.

FOCO - Para finalizar, qual a importância desse tipo de comércio para a Vila Madalena?
Ângela Soares - A Vila Madalena é um bairro de festa, de encontro. Termos a Oca neste bairro foi uma opção mais que consciente. Nossa proposta encontra grande repercussão ao público morador e freqüentador do bairro.

                             OCA TUPINIQUIM: Rua Fradique Coutinho, 1379
                                                Telefone: 3031-7996
                              Web: http://www.ocatupiniquim.com.br/ 

Mito
















Conta-se que a Vila Madalena nasceu Vila dos Farrapos. Era uma parte Pinheiros, uma extensa região que se espraiava, nos ínicios da ocupação de São Paulo, desde a várzea do Rio Pinheiros até o espigão da Paulista.
No século XVI, a Vila dos Farrapos era habitada por indígenas que haviam abandonado a parte central da cidade depois da instalação dos jesuítas e do colégio, em 1554. Na região de Pinheiros formara-se, então, um aldeamento, onde missionários jesuítas ministravam a catequese, faziam batizados e missas e ensinavam os hábitos do trabalho aos índios. Na aldeia foi erguida uma capela, cuja padroeira era Nossa Senhora da Conceição.
Os morros e planaltos de Pinheiros eram cortados pelo Córrego do Rio Verde, que nascia perto da Rua Oscar Freire e desaguava no Rio Pinheiros. As localidades do lado oeste do córrego, onde hoje está a Vila Madalena, chamavam-se, já no ínicio de nosso século, Sítio do Rio Verde.
Alguns antigos moradores da Vila Madalena contam que o proprietário das terras eram um português. Ele tinha três filhas: Ida, Beatriz e Madalena, que deram origem aos nomes dos atuais bairros da Vila Beatriz, Vila Ida e Vila Madalena. Entretanto, a história faz parte da memória oral dos habitantes da Vila.
Na primeira década de nosso século, a cidade de São Paulo ia se ampliando para além do antigo triângulo histórico, e diversos de seus protagonistas, que moravam longe do centro, já necessitavam de transporte. Em 1910, a Light, uma das principais empresas urbanizadoras de São Paulo, assim como a City, anunciou a construção de uma linha e de uma estação de bondes na região da Vila Madalena.
Nessa época, as ruas eram de terra, sem iluminação, com acesso precário, de suas ladeiras íngremes e pequenos córregos. Sem dúvida, a chegada do bonde traria melhoramentos urbanos para a Vila Madalena. Foram chegando e fixando-se a região, então, diversos motoqueiros, pedreiros, açougueiros, sapateiros, pedreiros do cemitério, servidores públicos, quase todos de origem portuguesa. Nesse momento, o Sítio do Rio Verde foi loteado e começou a ocupação de uma nova sorte de gente na Vila Madalena.
Hoje, a Vila Madalena reúne moradores tradicionais, que ainda possuem casas simples com grandes terrenos ( com criação de patos, galinhas etc. ) e vários artistas e intelectuais. Durante os anos 70, muitos estudantes alugavam essas casas grandes e faziam uma espécie de república. A partir dos anos 80, começaram a surgir bares e uma série de negócios incrementados ( galerias de arte, ateliês e lojas de grife ).
Atualmente, as esquinas das Ruas Aspiculeta e Harmonia e da Wisard com Fidalga ganharão esculturas que vão representar as três filhas do fazendeiro dono das terras onde hoje fica o bairro.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

AGA PRESENTES - Tudo que você procura, até na hora "H".



Localizada na Rua Fradique Coutinho, 1111 - Vila Madalena , encontra-se a AGA PRESENTES. O convite para ingressar na loja se faz pelo nome, que incita o visitante a entrar e dar um "H" lá dentro. E não pense que é muito difícil manter-se entusiasmado dentro do armarinho de curiosidades. São milhares de ítens divertidos que fazem a cabeça de qualquer um, independente de idade, sexo e status. Os artigos têm os preços bem acessíveis, sendo possível encontrar ítens à partir de R$ 1,00. Quem entra no espaço, se depara com uma infinidade de opções e não é muito difícil ouvir algo do tipo "que legal", ou até mesmo um risco contido.


















Lá você se diverte presenteando alguém, ou apenas escolhendo algo para o uso próprio. As opções são infinitas, com produtos como acessórios de moda, pessoais, decoração, brinquedos, quadros, fantasias, perucas, óculos e camisetas de todos os tamanhos.

















A Aga Presentes entretanto, destaca-se por suas camisetas estampadas com frases espirituosas, como "Não beba água! Peixes transam nela" e "Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar" . Mensagens com alertas do cotidiano como " Tensão Pré-Menstrual" que podem evitar muitas saias justas, ou as camisetas feitas com fibra de bambu, cuja mensagem está presente no material em que a peça é confeccionada fazem a cabeça dos visitantes.

















Uma vez na Vila Madalena, impossível deixar de conhecer esta que foi a primeira e única do gênero do bairro.






Nós da Agência Foco Publicidade entrevistamos os Sr. Fábio Barreto, dono da AGA PRESENTES, que afirma: "A importância desse tipo de comércio, é a tentativa de transformar o dia a dia das pessoas mais divertido!"



Foco - Como nasceu a AGA PRESENTES e quantos anos a loja tem de funcionamento?
Fábio Barreto - A AGA PRESENTES nasceu da vontade de oferecer aos moradores do bairro, uma oportunidade de presentear os amigos e parentes com humor, criatividade e carinho, sem precisar gastar muito, apesar de hoje termos coisas de tudo quanto é preço. A idéia sempre foi oferecer lembrancinhas para presentear quem a gente gosta sem necessariamente ser uma data como Natal, Aniversário ou uma data comemorativa e sim, ver um objeto e lembrar-se de alguém, e comprar. Fazer com esse gesto o dia dessa pessoa mais feliz.

Foco - Porque o nome AGA PRESENTES?
Fábio Barreto - É uma expressão de tempo, que pode significar tanto "dar um tempo", ou seja passar um tempo na loja, ou no caso de uma emergência do tipo " na hora H" você resolve seu presente aqui.

Foco - Até a data de 29/05/2010 125.398 visitantes passaram pelas páginas virtuais da loja segundo o site do brechó. A AGA Possui loja virtual?
Fábio Barreto - Nunca medi estes números, mas o fato é que o nosso site nunca consegue estar com as novidades da loja pelo fato de que são milhares de ítens e muitos deles são únicos e exclusivos que muitas vezes são vendidos antes mesmo de serem fotografados.

Foco - A loja disponibiliza produtos nacionais e produtos importados?
Fábio Barreto - Sim, a escolha dos produtos é feita por critérios diversos a sua procedência.

Foco - Como as peças revendidas são adquiridas pela Loja? Através de consignação, doação ou venda?
Fábio Barreto - Muitas pessoas procuram a loja para deixar suas produções em consignação, mas nem sempre são aceitas e na maioria das vezes a compra é a melhor alternativa.

Foco - Qual é a característica do cliente que frequenta a loja?
Fábio Barreto - Geralmente pessoas de todas as idades, bem humoradas, que se identificam com os produtos e espírito da loja.

Foco - Para finalizar, qual a importância desse tipo de comércio para a Vila Madalena?
Fábio Barreto - A importância é tentar transformar o dia a dia das pessoas mais divertido.





               AGA PRESENTES: Rua Fradique Coutinho, 1111 - Vila Madalena
                                          Telefone:(011) 3812-1910                            
                    Web: http://www.agapresentes.com.br/

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Artesanato


Ôoh de Casa!

Situada na Rua Fradique Coutinho, 899, e idealizada por arquitetas, Ôoh de Casa oferece produtos artesanais para quem quer transformar sua casa num ambiente charmoso e acolhedor.
Com objetos de várias regiões do país, a loja que se localiza em uma das principais ruas da charmosa Vila Madalena, mostra já na sua estrutura, um retrato vivo das raízes do Brasil.
Lá, os clientes vão encontrar produtos feitos em cerâmica, ferro, folhas de zinco, palha, madeira, entre outros, que vão transformar sem dúvidas á sua casa.
São novidades que vão deixar sua casa renovada, mais agradável, colorida e alegre.
Artesanato brasileiro, almofada, móveis, cabideiros, escultura de mulheres em cerâmica, bichos esculpidos em madeira, lamparina em zinco, pesos para porta, mantas para sofá, jogo americano, tudo que você imaginar e precisar na parte de decoração encontrara por lá.
Excelente opção para suas comprar, e esse foi sem dúvidas o lugar que mais gostamos por lá. Um ambiente muito agradável e encantador.
Vale a pena conferir de perto.

 
Fizemos uma entrevista super legal com o pessoal da loja e descobrimos um pouco sobre a origem dela:

FOCO - Da onde veio a ideia de uma loja de artesanatos com as várias caras do Brasil?
Ôoh de casa: Sempre gostamos de artesanato e viajando pelo Brasil e vendo tanta coisa bonita, tanta arte foi surgindo a vontade de ter uma loja com estes produtos que contam muito a história do país e de seu povo.

FOCO - E porque a escolha do bairro Vila Madalena para a localização da loja?
Ôoh de casa: É um bairro mais eclético, você pode encontrar pessoas de todos os tipos por aqui, é conhecido como o bairro dos boêmios, dos artistas, dos alternativos... Tudo a ver com a nossa proposta de ter produtos diferentes.

FOCO - Qual seria o público alvo da loja?
Ôoh de casa: Pessoas que gostam de arte, de decoração e de presentear com algo diferente.

FOCO - E a idéia do nome, o estabelecimento (que vimos que é uma casa antiga)?
Ôoh de casa: Fizemos uma pesquisa de termos usados no interior e logo apareceu Ô de Casa! Gostamos deste de cara, achamos esta expressão muito simpática, charmosa e autêntica.

FOCO - Com o mundo de hoje, vocês acham que a internet é uma “arma” para a divulgação da loja?
Ôoh de casa: Sim com certeza.

FOCO - Para finalizar, qual a importância desse tipo de comércio para a Vila Madalena?
Ôoh de casa: Eu acho que este tipo de comércio não deixa que a Vila Madalena perca a sua característica de bairro "alternativo", acho que os lojistas que vêem para cá querem se expressar, cada um o seu "jeitão",sem ter copiar ou seguir tendência de nada nem ninguém, e a Vila permite isso,as pessoas que freqüentam gostam, incentivam e ai da certo.


Ôoh de Casa: Rua Fradique Coutinho, 899.
Telefones: 3812-4934 / 3815-9577
Email: oohdecasa@oohdecasa.com.br
Web: http://www.oohdecasa.com.br/

Praça Harmonia dos Sentidos



O charme e a tranqüilidade ficam todo tempo aqui.





Na Vila Madalena encontra-se também a charmosa Praça Harmonia dos Sentidos, que existe para presentear o bairro. Logo na entrada, nos deparamos com uma trepadeira aromática – um portal que o transporta para um mundo onde os sentidos são aguçados e a sensibilidade transborda. Lá existem ambientes como poleiro e bebedouro para pássaros, espaço relax com equipamentos para prática de ginástica, local de convivência com mesas e bancos rústicos, além de playground.

Embelezando a praça, o projeot paisagista conta com pitangueiras e manacás-da-serra, entre outras espécies. O piso é de pedra Maracena com junta de grama, e os degraus, em dormente. Para completar, a vista esplendorosa e repousante justificamente plenamente o nome da Praça.

Metrô Vila Madalena

No final da Linha 2 - Verde do Metrô se encontra o Metrô Vila Madalena onde também é servido por um terminal de ônibus.
O bairro fica com um acesso mais fácil, rápido e prático.








Livraria da Vila












A Livraria da Vila que completou 25 anos de vida em abril de 2010 tem uma história tão bacana que merece ser contada aqui e comparada a de um ser humano.


Desde seu nascimento, recebeu a melhor educação possível.


Tratada pelos pais, familiares e amigos com muito carinho, a Livraria respondeu às expectativas e se tornou a queridinha de todos.


Charmosa, acolhedora, receptiva e democrática, em pouco tempo a Livraria Vila foi adotada por aqueles que compartilhavam a visão de livraria como espaço cultural e ponto de encontro, um lugar para ver gente, comprar livros, passar tempo, tomar café, ouvir histórias.


A Livraria foi se desenvolvendo, desabrochando e chegou aos 18 anos.


Resolveu dar asas aos seus sonhos, e voou.


Sem perder seus atributos de caráter e formação, a mesma, nesses últimos sete anos, estabeleu filias em outras terras, aprendeu artes e outras línguas, sustentou seu interesse original nos livros infanto-juvenis e ampliou o seu acervo em literatura brasileira e estrangeira.


Aos 25 anos, a Livraria só tem do que se orgulhar.


Sabe que a expectativa de vida aumentou muito nos últimos anos, e por isso agora só pensa no tanto que pretende fazer até cumprir os próximos 25 anos.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Trabalho - Folder


Peça publicitária para a aula de Teoria da Comunicação.
Objetivo, criar uma propaganda sobre o bairro convencendo algum teórico da comunicação a visitar o bairro.
Esse folder foi idealizado por todos nós e desenvolvido pelo Guilherme.
Enfocamos os pontos fortes da Vila nos quesitos: Arte e Cultura,Entretenimento e Lazer e Lojas e Serviços.


Grafites

Algo que é visível quando se anda pelo bairro, é o Grafite. Uma forma de manifestação e de expressão estampadas nas paredes de escadarias, escolas e ruas residenciais. Atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluídos no meio das ARTES VISUAIS. E na Vila eles apoiam muito essa arte urbana.














terça-feira, 25 de maio de 2010

Bares






A Vila Madalena é muito conhecida por seus bares e casas noturnas que são o maior atrativo do bairro. Para lá se dirigem pessoas de todas a partes da cidade atraídas pela qualidade da música, da comida e, sobretudo, pelo intenso e fecundo convívio social que o bairro oferece. Uma quantidade expressiva de bares temáticos responde pelo charme da região. É o caso, por exemplo, do Boleiros Bar, espaço destinado aos acometidos da paixão futebolística. Lá os torcedores aficionados divertem-se num ambiente repleto de fotos, histórias dos clubes ou campeonatos, camisas de times e etc. Os estabelecimento são de fácil localização do bairro.